Você está aqui
Home > G Suite > Tudo sobre o G Suite – Serviços do GOOGLE

Tudo sobre o G Suite – Serviços do GOOGLE

Criar conta Passo a passo Acessar Comparar

O G Suite faz parte dos serviços variados que o Google oferece. Desse modo, trata-se de uma empresa que representa grande potência ao meio virtual.

A seguir, confira alguns aspectos do G Suite que visa contribuir com a produtividade e organização. Assim como suas principais formas de gerenciamento, entre outras informações.

Se desejar, confira sobre o Email Login Outlook.

O que é o G Suite?

Conforme apresentado, o G Suite consiste em um pacote de serviços oferecido pelo Google, fazendo com que se comunicar e trabalhar seja prático.

Publicidade

Não apenas pela ferramenta de bate-papo e o e-mail, que já fazem parte do dia a dia de diversas pessoas. Mas também com recursos como colaborações em documentos em tempo real, videoconferências, entre outros que serão apresentados ao longo desse texto.

Como começar o uso da ferramenta?

A princípio, é necessário se inscrever em uma conta, assim, é necessário apresentar o nome de domínio que você almeja utilizar com os serviços do Google.

Posteriormente, a propriedade do seu domínio será confirmada. A partir deste momento, será possível que tanto você, quanto sua equipe, utilizem os recursos, tais como Google Agenda, Hangouts, entre outros.

G suite

Quais são os principais recursos do G Suite?

Com as informações anteriormente apresentadas, nota-se que há semelhanças entre o G Suite e outros aplicativos do Google.

Sendo assim, qual é o grande diferencial da ferramenta? Onde o Google buscou inovar?

Basicamente, ao comparar a gama de aplicativos com os recursos encontrados no G Suite, é interessante citar que serviços de nível empresarial adicionais estão presentes, diferentemente do que se encontra nos aplicativos gratuitos do Google. Alguns desses recursos são:

  • Armazenamento: o dobro da capacidade na nuvem, tanto no Google Drive, quanto no Gmail;
  • Suporte: vantagem de ter 24 horas diariamente, um suporte capacitado por telefone e e-mail;
  • Personalização: maior liberdade no seu e-mail, que pode ser personalizado, como @suaempresa;
  • Controle: é possível ter acesso a diferentes tipos de personalização, às funções e acesso a ferramentas. Além da possibilidade de acessar relatórios de atividades dos usuários.

É uma opção que oferece segurança?

Atuando fortemente no meio virtual, uma das prioridades do Google, incluindo o G Suite, é justamente a proteção dos dados dos usuários.

Desse modo contando com profissionais da área de segurança que visam inovar e contribuir com uma experiência segura em todos os ambientes.

Dessa forma, cada sistema do G Suite é elaborado e aprimorado a fim de proporcionar não apenas um bom desempenho, como também segurança.

Preços e planos do G Suite

Ao citar valores, primeiramente é interessante conhecer as edições disponibilizadas do G Suite, que são: Basic, Business e Enterprise. Confira as principais características e distinções entre cada uma delas:

Basic

Cada usuário do G Suite dispõe de 30 GB de armazenamento. O valor é de $5 por mês ou de $50 ao ano (mais impostos). Confira em breve neste tópico algumas informações sobre este plano, como opções de criar documentos, planilhas, apresentações, suporte 24 horas por dia e muito mais;

Business

Os usuários têm tanto o arquivamento, quanto o armazenamento, de forma ilimitada. O custo é de $10 mensalmente ou $120 de forma anual (mais impostos). Para criar, o recurso de ambiente de desenvolvimento de aplicações com poucos códigos é oferecido, além de pesquisa inteligente por meio do Cloud Search.

No que diz respeito aos controles de administração e segurança, é possível arquivar e definir políticas de retenção, seja a bate-papos ou e-mails, além de relatórios de auditoria para rastrear as ações dos usuários;

Enterprise

Uma opção que apresenta a personalização e controles adicionais avançados quando comparada às anteriores. O seu valor é de $25 mensalmente ou $300 por ano (mais imposto).

No plano Enterprise do G Suite, também é possível usufruir do recurso do ambiente de desenvolvimento de aplicativos com menos códigos e realizar pesquisa inteligente através do Cloud Search.

Os controles de segurança e administração, neste caso, envolvem, além dos recursos presentes nos outros planos, a prevenção contra a perda de informações do Gmail e Drive, S/MIME hospedado ao Gmail, entre outras particularidades.

Semelhanças

É importante também conhecer as semelhanças. Saiba que em todas as opções do G Suite, é possível usufruir das agendas compartilhadas, videoconferências e chamada de voz, e-mail comercial do G-mail, mensagens de equipe seguras e criar planilhas, apresentações e documentos.

Ainda mais, os três dispõem de suporte 24 horas por dia ao usuário, todos os dias da semana. Seja on-line, e-mail ou por telefone, além de controles de administração e segurança.

Forma de aquisição e pagamento

No que diz respeito à forma de aquisição e pagamento, é imprescindível ter conhecimento, de que é possível se inscrever no G Suite e experimentar a avaliação gratuita.

Assim, que é uma ótima oportunidade a quem deseja conhecer os recursos e possibilidades da ferramenta G Suite. Para que dessa forma, seja possível se decidir de forma mais precisa sobre contratar o serviço. Caso prefira, também existe a possibilidade de contatar o departamento de vendas.

Posteriormente ao período de avaliação, as escolhas do pagamento envolvem o cartão de crédito ou o débito automático. Entretanto, neste segundo caso, depende de onde a sua empresa está situada.

Por essa razão, é importante se informar e conhecer as possibilidades de pagamentos antes de contratar. Principalmente a fim de avaliar se é algo que atende suas necessidades e ao mesmo tempo oferece praticidade.

Outra opção, chama-se pré-pagamento manual, que é realizado em sua conta através de depósito. Dessa forma, o crédito é debitado de forma automática mensalmente, mais precisamente, no início de cada mês.

Plano flexível e plano anual: entenda a diferença

Enquanto no plano anual é possível obter desconto, também existe a vantagem de acrescentar mais usuários, porém, eles não podem ser removidos ao longo do ano. O valor corresponde a $ 4.17 mensalmente por usuário. Essa é uma opção disponibilizada apenas ao plano Basic.

Já no caso do plano flexível, é possível que os usuários sejam tanto adicionados, quanto excluídos a qualquer hora. Diferentemente do plano anual, a fatura é enviada todo o mês, correspondendo ao serviço utilizado.

Quais são os principais benefícios às empresas?

Naturalmente, tem distinções entre os pacotes e consequentemente, entre os recursos oferecidos. É possível que vantagens distintas sejam proporcionadas aos portes das empresas. Confira a seguir:

Novas empresas: no G Suite, é possível que as novas empresas passem uma imagem de profissionalismo ao apresentar um e-mail personalizado. Ainda mais, tenha proteção contra spam e backups de forma automática. Líderes no segmento, que contribuem na proteção das informações de sua empresa;

Empresas pequenas e médias: por meio do G Suite, é possível que empresas desses portes apresentem um trabalho mais simplificado e aumentem a produtividade. Além disso, é possível contar com segurança de nível empresarial, além de exercer a administração de TI de forma simples;

Grandes empresas: atribui mais inovação de forma ágil aos usuários. Assim, tornando mais eficiente o trabalho em equipe, especialmente pela possibilidade de conectar funcionários em locais distintos.

Confira dicas para gerenciar o G Suite

Para aprimorar o uso da ferramenta G Suite, aproveitando não só a produtividade do trabalho em conjunto, como também a segurança de suas informações, é possível seguir algumas dicas, veja:

Segurança

Conforme apresentado anteriormente no texto, a preocupação com a segurança é uma das grandes prioridades do Google. Eventualmente não seria diferente ao tratar do G Suite. Para uma melhor experiência, é recomendado seguir as práticas indicadas pelo suporte da ferramenta. Por exemplo, acrescentar mais camadas de segurança a fim de proteger as senhas;

Controle

Aproveite da possibilidade de usufruir da personalização com o G Suite. Por mais que a princípio grande parte dos recursos sejam disponibilizados a todos os usuários. Ainda assim é possível utilizar o Admin Console para controlar os serviços que não deseja que sejam acessados ou alterar a forma de funcionamento;

Treinamento

Às pessoas que desejam adquirir maior conhecimento e aproveitar de forma aprimorada os recursos da plataforma. É possível acessar o treinamento no aplicativo a usuários e administradores ou até mesmo acessar o centro de aprendizagem da ferramenta. Aproveite para ter acesso aos guias, dicas e vídeos;

Qualidade e segurança do trabalho

Por meio do acompanhamento adequado dos gráficos e relatórios de uso disponibilizados no Admin Console do G Suite, é possível identificar a contribuição de cada usuário de sua equipe.

Assim averiguando padrões de segurança nocivos, tendências, entre outros aspectos que possam ter impacto na qualidade ou segurança dos serviços.

Ao longo deste texto, os recursos que podem ser encontrados no G Suite foram apresentados. O G Suite é uma ferramenta capaz de inovar a forma de trabalho em conjunto da empresa. Assim, possibilitando também que exista maior organização e controle em torno de como os usuários utilizam os recursos.

Afinal, o uso inadequado pode comprometer a segurança e qualidade da empresa como um todo. Ao se inscrever, é possível escolher o plano que melhor se adéqua às suas necessidades, além da alternativa de experimentar por 14 dias.

Cada empresa, naturalmente, independentemente de seu porte, reúne particularidades que precisam ser atendidas. Assim, tendo para um ambiente de trabalho mais prático, agradável e produtivo a cada usuário.

É justamente o que é possível alcançar por meio do G Suíte. Porém, para garantir que o seu uso seja adequado e aprimorado, não se esqueça de acessar aos treinamentos e dicas oferecidos pelo Google.

DICA: Tenha uma conta de email Google, pelo Gmail aqui.

Publicidade

Top